Reunião da Comissão Nacional de Coordenação do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação (26.05.2010), Sala Polivalente do MADRP, Terreiro do Paço, Lisboa.
Portugal subscreveu a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação em outubro de 1994. Desde então, o combate à Desertificação tem sido uma preocupação dos sucessivos Governos. 2010 constitui o início da “Década das Nações Unidas dos Desertos e do Combate à Desertificação”. A desertificação, tal como sucede com as alterações climáticas, é também uma preocupação global. Em Portugal, um terço do território apresenta elevada suscetibilidade à desertificação.
Desta reunião resultou a adoção do programa de trabalhos para o início da discussão pública da proposta do novo Plano de Ação Nacional de Combate à Desertificação em outubro, para uma ampla e aberta discussão na sociedade portuguesa do que se pretende desenvolver no futuro neste contexto. Foi ainda decidida a prossecução da cooperação internacional com os países da CPLP, reforçando a parceria de liderança nesse processo com o Brasil.
Do programa de iniciativas nacionais para as comemorações do Dia Mundial de Luta contra a Desertificação e a Seca, 17 de junho, destaca-se a inauguração, nessa data, da exposição “Terra Deserta”, no espaço ferradura do Centro Comercial Colombo, como uma forma de sensibilizar a sociedade portuguesa para a ameaça da desertificação, um flagelo que pende sobre um terço do País.
Documentação:
- Ordem de trabalhos;
- Conclusões Sumárias;
- Apresentações: