Conhecimento e Reconhecimento em Espaços de Influência Portuguesa
Projecto FCT 0075/2009 - Conhecimento e reconhecimento em espaços de influência portuguesa: registos, expedições científicas, saberes tradicionais e biodiversidade na África subsariana e insulíndia.
Projecto do Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT-IP), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no âmbito do Programa História da Ciência, e tem como parceiros o Centro de História de Além-Mar (CHAM – FCSH-UNL) e o Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP – ISCSP-UTL).
Aprovado em 2009, o projecto tem uma duração de 3 anos (Janeiro de 2010-Janeiro de 2013). Em Novembro de 2012, foi pedida e aprovada uma prorrogação do projecto até Julho de 2013
Instituição Proponente:
- Instituto de Investigação Científica Tropical,I.P. (IICT) (IICT/MNE)
Instituições Participantes:
- Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/UNL)
- Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP/Ulisboa)
Unidade de Investigação Principal:
- Instituto de Investigação Científica Tropical,I.P. (IICT) (IICT/MNE)
Links:
- FCT.
Modelação da Estrutura e Diversidade Funcional do Ecossistema como Indicadores Alerta-Precoce de Desertificação
Referência do projecto: PTDC/AAC-CLI/104913/2008 (Lacrado a 06-02-2009 às 16:46) - Modelação da Estrutura e Diversidade Funcional do Ecossistema como Indicadores Alerta-Precoce de Desertificação.
A Desertificação e Degradação do Solo (DDS) resultam de influência climática e humana e afetam mundialmente uma grande área do solo, incluindo a região SE de Portugal. Os seus efeitos no ecossistema são generalizados e é esperado que aumentem num cenário de alterações globais.
O objetivo neste projeto é proporcionar um conjunto de ferramentas, muito necessário, que possibilite a deteção de sinais iniciais de DDS e até mesmo a sua antecipação.
Para este efeito, utilizaremos como indicadores funcionais dos efeitos da DDS, um largo conjunto de características funcionais das plantas combinado com a avaliação da estrutura da vegetação, medidas a nível regional com alta resolução espacial e temporal. Desta forma, proporcionamos uma nova abordagem para o problema “que áreas são mais susceptíveis à desertificação, no presente e no futuro?”
Instituição Proponente:
- Fundação da Faculdade de Ciências (FFC/FC/UL);
Instituição Participante:
- Autoridade Florestal Nacional (AFN);
-
Instituto Superior Técnico (IST/UTL);
-
Centro de Biologia Ambiental (CBA/FC/UL);
-
Centro de Recursos Naturais e Ambiente - Instituto Superior Técnico (CERENA/IST).
LTER Montados
Referência do projecto: LTER/BIA-BEC/0048/2009 (Lacrado a 31-07-2009 às 11:13) - Investigação socio-ecológica de longo prazo numa paisagem cultural Mediterrânica (LTER Montado).
A investigação ecológica de longo-termo (LTER) é necessária, dado que muitos processos ecológicos exibem uma elevada variabilidade inter anual e uma suscetibilidade a eventos de perturbação raros ou episódicos, ambos impossíveis de detetar com observações de curto prazo. Isto é particularmente verdade em ecossistemas muito dinâmicos, em que a variabilidade é devida à imprevisibilidade do clima, à forte influência humana ou a uma combinação de ambas, como é o caso do montado.
Instituições envolvidas:
- Fundação da Faculdade de Ciências (FFC/FC/UL);
- Autoridade Florestal Nacional (AFN/MADRP);
- Fundação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FFCT/FCT/UNL);
- Instituto Superior de Agronomia (ISA/UTL);
-
Instituto Superior Técnico (IST/UTL);
- Universidade de Coimbra (UC);
- Centro de Biologia Ambiental (CBA/FC/UL);
- Centro de Estudos Florestais (CEF/ISA/UTL);
- Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade (CENSE);
- Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA/IST/UTL).