Mogadouro, 16 e 17 de março de 2011.
Enquadramento e objetivos:
Considerando o quadro orientador da Estratégia Decenal 2008/2018 da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, adotado na COP de Madrid, em setembro de 2007, enquadrando-se no âmbito do processo de revisão do Programa de Ação Nacional temático português e integrando as intervenções para as comemorações da “Década das Nações Unidas dos Desertos e do Combate à Desertificação (2010/2020)” e do “Ano Internacional das Florestas", este Workshop Técnico pretendeu reunir um conjunto de convidados representantes institucionais das Convenções e dos Serviços Públicos conexos (Serviços Centrais e Regionais e das Autarquias), e ainda investigadores, especialistas e técnicos nas áreas em causa, bem como de representantes da sociedade civil com intervenção no âmbito da temática proposta – Sinergias/Convergências na Ação das três Convenções do Rio: Desertificação; Biodiversidade; e Alterações Climáticas - para apresentação/avaliação dos enquadramentos previstos para o efeito em cada uma delas, conhecimento das intervenções ocorrentes/propostas para o território português e identificação de lacunas/oportunidades para estabelecimento de programas/projetos de ação conjuntos, designadamente e também em termos de:
- Adoção de orientações conjuntas nos Programas/Estratégias de Ação das 3 Convenções, ao nível interno e da cooperação Portuguesa;
- Desenvolvimento de indicadores conjuntos para apoio ao desenvolvimento dos Programas / Estratégias de Ação;
- Promoção e incentivo a projetos de investigação e a intervenções conjuntos.
Organização e participantes:
O Workshop Técnico teve organização conjunta da Comissão Nacional de Coordenação do Combate à Desertificação, através da então Autoridade Florestal Nacional, que a ela presidiu, do Gabinete de Planeamento e Políticas do MADRP, da Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais e da Câmara Municipal de Mogadouro.
Destinando-se prioritariamente a convidados(as) houve todo o interesse em aceitar inscrições de outros(as) participantes.
Documentos:
- Programa;
- Síntese e conclusões, relatora - Prof. Maria José Roxo.
Apresentações:
- Sessão de Abertura - Prof. Maria do Loreto Monteiro - Presidente da Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais
- 1º Painel - Enquadramento Geral aos Interesses e Intervenções Conjuntos das Convenções do Rio
- Da Conferência do Rio ao Rio +20 - objetivos e caminhos comuns - Prof. Eugénio Sequeira - CNADS - Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
- Questões globais e outras intervenções locais das Convenções do Rio - Prof. Francisco Rego – (Diretor do Centro de Ecologia Aplicada Baeta Neves e Presidente do Colégio Florestal da Ordem dos Engenheiros)
- 2º Painel - Sinergias na Desertificação
- Orientações para as sinergias da Estratégia Decenal 2008/2018 da CNUCD - Eng. Lúcio do Rosário (AFN / Ponto Focal Nacional da CNUCD)
- Sinergias na Proposta de PRACD Alentejo - Eng. Carlos Ramalho / Arqto. José Faustino (DRF / PFRCD Alentejo)
- 3º Painel - Sinergias na Biodiversidade
- Sinergias na Convenção da Diversidade Biológica - Dra. Ana Amado - ICNB
- Desertificação e Biodiversidade de Castro Verde / Mértola - Dr. João Guilherme (LPN) e Dr. Pedro Rocha (ICNB)
- 4º Painel - Sinergias nas Alterações Climáticas
- Sinergias na Convenção das Alterações Climáticas - Eng. Eduardo Santos e Eng.º Paulo Canaveira (CECAC - Comité Executivo da Comissão para as Alterações Climáticas)
- As sinergias na aplicação da Estratégia Nacional de Adaptação - Eng. Teresa Avelar & Eng. Ana Pina (Gabinete de Planeamento e Políticas / MADRP)
- Intervenções locais para a adaptação das florestas mediterrânicas às alterações climáticas na Europa- Projeto CLIMADPT - Eng. Paulo Silva – ADPM - Associação de Defesa do Património de Mértola