Galardões e prémios
Enquadrando a sua organização no âmbito das comemorações da Década das Nações Unidas dos Desertos e do Combate à Desertificação (2010 – 2020), tendo em consideração as diretrizes do respetivo Programa da CNUCD e por decisão / orientações da própria Comissão Nacional de Coordenação de Combate à Desertificação (CNCCD), adotadas na sua reunião de 11 de abril de 2016, realizada na sede do MAFDR, o Ponto Focal Nacional Português da Convenção submeteu à CNCCD e esta adotou, até 3 de junho último, a lista das organizações e personalidades hoje reconhecidas como Campeões das Zonas Áridas 2016 em Portugal.
As propostas para a distinção de tais entidades, que se referem de seguida, foram apresentadas pelos órgãos da CNCCD acima referenciados, incluindo-se uma breve descrição das atividades e/ou projetos relevantes para a DLDD associados a cada caso. Tais atividades são também desenvolvidas de forma mais detalhada nas páginas eletrónicas de cada entidade, que também se referenciam.
"Dryland Champions" Portugal
Campeões das Zonas Áridas: programa da Convenção de Combate à Desertificação que distingue indivíduos, organizações ou empresas que tenham dado contributos práticos e relevantes para a gestão sustentável das terras (SLM).
O que é?
Campeões das Zonas Áridas é um novo programa da Convenção de Combate à Desertificação destinado a distinguir – Honrar – as/os indivíduos, organizações ou empresas que tenham dado contributos práticos e relevante para a gestão sustentável das terras (SLM, em inglês). Sob o lema “Eu sou Parte da Solução” a iniciativa foca-se sobretudo nas pessoas, no seu empenho e esforços para promover e melhorar nas zonas áridas os meios de subsistência das populações e as condições dos ecossistemas afetados por desertificação e seca.
O Programa reconhece e distingue uma ampla gama de atividades de gestão sustentável das terras, incluindo todas as ações, atividades, iniciativas e projetos que introduzam, facilitem, promovam ou implementem políticas e práticas SLM nas zonas áridas ao nível local, regional ou nacional.
Como surgiu este programa?
A Conferência Rio +20 reconheceu a necessidade de ações tendo em vista parar e reverter a degradação dos solos, enquanto recurso essencial à Vida. Tais ações foram agrupadas sob um único objetivo a alcançar nos próximos anos: “Um Mundo com 0 degradação das Terras”.
Assim, visando alcançar um Mundo Neutro de Degradação das Terras, a implementação da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação começa, literalmente, à porta de cada cidadã e cidadão. Todas e todos podem contribuir, tomar medidas, integrando uma crescente comunidade de Campeões das Zonas Áridas que se preocupa e trabalha para a salvaguarda das terras e dos solos, visando assegurar maiores e sustentáveis benefícios locais e globais.
Lista de organizações e indivíduos premiados como Campeões das Zonas Áridas 2014 em Portugal, com uma breve descrição das suas notáveis e relevantes atividades e/ou projetos - "Dryland Champions" Portugal 2014 .
Fique a saber mais sobre o Dryland Champions Programme em Portugal (2013 / 2016):