Evolução dos stocks de carbono orgânico acima do solo
Processo de remoção de gás carbónico da atmosfera e a sua fixação no solo através de processos químicos, como a decomposição, e físicos, como a compactação. O solo fixa o dobro do carbono que a vegetação e cerca de três vezes mais o valor da atmosfera, sendo que o armazenamento orgânico é duas vezes maior abaixo do solo (bellow ground) do que acima do solo (above ground).
Índice de Qualidade do solo (2000/2010)
Este indicador representa um índice que faz a avaliação da extensão e da intensidade da perda de funções ecológicas e da degradação das terras, incluindo o solo.
Índice de Tendências da qualidade do solo (2000/2010)
Este indicador representa um índice que apresenta estimativas absolutas da variação do coberto vegetal para cada sítio e durante o decénio em extensão e da intensidade da perda de funções ecológicas e da degradação das terras, incluindo o solo.
Risco de Erosão dos Solos
A erosão do solo constitui um processo sequencial resultante do destacamento e transporte de partículas do solo, por agentes designados de erosivos (água, vento), resultando na diminuição da espessura do solo e na perda da sua fertilidade. Distinguem-se dois tipos de erosão: hídrica (laminar, por sulcos e por ravinas) e eólica (vento).
Tendências na evolução do coberto do solo
Cobertura (bio) física da superfície terrestre com áreas de vegetação (árvores, arbustos, campos, relvados), terra descoberta, rochas, edifícios e estradas, zonas húmidas ou corpos de água (lençóis de água e cursos de água).
Tendências na produtividade das terras
Condição Produtiva (P), intervalo incluindo situações de vegetação com biomassa e produtividade relativamente altas, correspondendo por exemplo a estádios iniciais de sobre pastoreio ou de outras condições de degradação.